Fifa erra nome de Felipão, e Neymar é o quinto. Saiba quem votou em quem

O atacante Neymar pode não ter levado a Bola de Ouro, mas o resultado divulgado pela Fifa minutos após a consagração de Cristiano Ronaldo em Zurique, na Suíça, foi mais do que satisfatório para o brasileiro. O camisa 11 do Barcelona ficou na quinta colocação na eleição da entidade máxima do futebol, com 3,17%. O português somou 27,99%.

Além da pontuação de Neymar, a Fifa cometeu uma gafe ao divulgar a lista dos votos da eleição. O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, apareceu como Thiago Scolari. O comandante canarinho votou na ordem em Cristiano Ronaldo, Messi e Ibrahimovic.

Fifa chama Felipão de Thiago Scolari na lista de votos divulgada em seu site oficial

Neymar recebeu 11 votos como primeira opção de jogadores, treinadores e jornalistas. Das grandes seleções, apenas Lionel Messi apontou o brasileiro para a terceira colocação. Dos capitães que participaram da eleição, o craque do Barça obteve 20 votos, sendo cinco na primeira posição (Brunei, Coreia do Norte, Filipinas, Ilhas Salomão e Vanuatu), oito na segunda (Austrália, Congo, República Democrática do Congo, Libéria, Nova Zelândia, Somália, Sri Lanka e Emirados Árabes) e sete no terceiro posto (Samoa Americana, Anguilla, Argentina, Cuba, Curaçao, Gâmbia e Malásia).

Neymar ao lado de Dani Alves, Messi e Xavi no prêmio da Fifa, na Suíça

Entre os técnicos, Neymar recebeu 26 votos: quatro para a primeira colocação (Brunei, Dominica, Ilhas Salomão e Vanuatu); dez para o segundo posto (Ilhas Virgens, Somália, Nova Zelândia, Ilhas Maurício, Madagascar, Kuwait, Coreia do Norte, Curaçao, Ilhas Cayman e Austrália); e 12 para o terceiro (Samoa Americana, Anguila, Taiwan, Congo, Costa Rica, Cuba, Etiópia, Gâmbia, Coreia, San Marino, África do Sul e Taiti). Os votos dos jornalistas foram os seguintes: dois para a primeira posição; cinco para o segundo posto; e 12 para o terceiro.

A colocação foi a melhor desde que Neymar começou a brigar pelo prêmio. Nas duas vezes anteriores, quando ainda atuava pelo Santos, o brasileiro ficou no décimo posto, em 2011 (com 1,12%), e, em 2012, na 13ª posição (0,61%).

Outro dado curioso da votação é que nenhum dos representantes dos três adversários do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo votou em Neymar. Os capitães e treinadores de Croácia, México e Camarões ignoraram o craque canarinho.

Fifa divulgou ainda o percentual de votos para cada jogador. Na sequência, os cinco melhores atletas do planeta: Cristiano Ronaldo (27,99%), Lionel Messi (24,72%), Franck Ribery (23,36%), Zlatan Ibrahimovic (5,29%) e Neymar (3,17%).

QUEM VOTOU EM QUEM?

Cristiano Ronaldo chora ao receber o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa. Atleta supera Messi e Ribéry

Mas em quem, por exemplo, votou Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, capitães de Portugal e Argentina, respectivamente? Nenhum deles votou entre si. CR7 optou por beneficiar parceiros de clube e fez as seguintes escolhas: Falcao Garcia, Gareth Bale e Mesut Özil. O camisa 10 do Barcelona não ficou atrás e só voltou em culés: Iniesta, Xavi e Neymar.

Franck Ribéry não estava apto a voto, já que o capitão da seleção francesa é o goleiro Hugo Lloris, do Tottenham. O compatriota do jogador do Bayern de Munique escolheu o craque dos bávaros como primeira opção. Na sequência, votou em Manuel Neuer e Gareth Bale.

Como capitão do Brasil, o zagueiro Thiago Silva votou nos seguintes jogadores: Messi, Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo. O defensor foi escolhido para a seleção da temporada 2013. Animado com a escolha, o atleta do Paris Saint-Germain vibrou com a indicação.

– Fico muito feliz em ser considerado um dos melhores defensores do mundo e integrar uma seleção ao lado de tantos craques – disse o defensor, que, assim como Felipão, apesar de poder votar em compatriotas não fez a escolha por Neymar.

Ibrahimovic, que ficou com o quarto posto na eleição da Fifa, também fez suas escolhas. O atacante apostou nos três favoritos ao prêmio e, na ordem, fez a seguinte escolha: Ribéry, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Confira os principais votos na eleição da Fifa para o prêmio Bola de Ouro

Deixe um comentário