O consumidor do evento

– Principais motivações para comparecimento a eventos:

      Socialização, reunião de família, diversão/emoções, fuga da rotina e novidade oferecida. (Uyal, Gahan, Martin e Mohr, 1993).

      Influências familiares, grupos de referência, formadores de opinião (personalidades da mídia), personalidade e cultura.

     ( Morgan, 1996)

–  Importante segmentação do público-alvo: classe/renda, idade, sexo, instrução, ocupação e grupos culturais.

                                   O consumidor do evento

Etapas na tomada de decisão do consumidor

Implicações para as estratégias de marketing

Decisões de marketing

Escolha do ponto de venda

De fácil acesso

Quais são os incentivos para os vendedores?

Avaliação da atividade de lazer

Qualidade do serviço

Que tipo de pesquisa pós evento? Como será monitorada a satisfação do consumidor

                                   

                                   O consumidor do evento

  O processo de decisão do consumidor e as implicações para o marketing

Etapas na tomada de decisão do consumidor

Implicações para estratégias de marketing

Decisões de marketing

Reconhecimento da necessidade

Seleção do(s) mercado(s) alvo apropriado(s)

Qual o mercado – de massa ou específico

Busca da informação

Variáveis do mix  promocional

Qual o melhor tipo de divulgação?

Avaliação das alternativas

Desenho dos componentes do evento; mensagem promocional

Mudar o produto e/ou o mix promocional?

É importante que os processos de planejamento de marketing sejam rigorosos, responsáveis e reais em suas previsões da receita e dos gastos. Imprecisões no processo podem causar desastres para a viabilidade e longevidade do evento.

O centro do planejamento de todo evento é o consumidor.

                                    Mix de Marketing

São as variáveis (quatro Ps) controláveis reunidas para satisfazer um grupo-alvo:

– Produto (todos os componentes do evento);

– Preço;

– Promoção (divulgação, ofertas, publicidade, relações públicas, mala direta);

– Ponto (espaço físico do evento ou local de venda de ingressos).

              

 

                      Atividades para o sucesso de um evento

 

Analisar necessidades do mercado-alvo;

– Atentar para eventos competitivos;

– Prever quantas pessoas assistirão ao evento;

– Calcular o preço que estarão dispostas a pagar;

– Decidir o tipo e a qualidade das atividades promocionais;

– Estudar como os ingressos podem atingir o público-alvo;

– Estabelecer o grau de sucesso para as atividades de marketing

                                              Marketing

É  a função do gerenciamento de eventos que pode manter contato com os participantes e visitantes do evento, captar suas necessidades e motivações, desenvolver produtos que atendam a essas necessidades, e elaborar um programa de comunicação que expresse o propósito e os objetivos do evento.

                                    Marketing de Eventos

 

Marketing Estratégico

 

Não é resultado de adivinhação, mas sim de um rigoroso pensamento analítico, estruturado de forma a identificar as vantagens competitivas sustentáveis para a organização de evento, a fim de atingir seus objetivos de forma satisfatória em termos de custos e, principalmente, às necessidades do consumidor.

Passo 6: Planejamento de Marketing

 

 O mais importante do planejamento de marketing é aprovar os gastos do marketing por ele recomendados e colocar todos os membros mais importantes da equipe a par dos objetivos de marketing do evento, das estratégias e táticas, das razões pelas quais elas foram escolhidas e de quias serão os responsáveis pela ação tática.

Planejamento de produto

 

Produto de um evento: atividade de lazer cuidadosamente produzida para satisfazer as necessidades identificadas do mercado-alvo. Possui três elementos:

* O benefício fundamental que o consumidor vivencia – atividade prazerosa que satisfaz necessidades;

* O benefício tangível que ajuda a entregar o benefício fundamental – local, platéia, decoração;

* O produto valorizado – características adicionais que diferenciam esse evento dos outros concorrentes.