– Principais motivações para comparecimento a eventos:
Socialização, reunião de família, diversão/emoções, fuga da rotina e novidade oferecida. (Uyal, Gahan, Martin e Mohr, 1993).
Influências familiares, grupos de referência, formadores de opinião (personalidades da mídia), personalidade e cultura.
( Morgan, 1996)
– Importante segmentação do público-alvo: classe/renda, idade, sexo, instrução, ocupação e grupos culturais.
O consumidor do evento
Etapas na tomada de decisão do consumidor |
Implicações para as estratégias de marketing |
Decisões de marketing |
Escolha do ponto de venda |
De fácil acesso |
Quais são os incentivos para os vendedores? |
Avaliação da atividade de lazer |
Qualidade do serviço |
Que tipo de pesquisa pós evento? Como será monitorada a satisfação do consumidor |
O consumidor do evento
O processo de decisão do consumidor e as implicações para o marketing
Etapas na tomada de decisão do consumidor |
Implicações para estratégias de marketing |
Decisões de marketing |
Reconhecimento da necessidade |
Seleção do(s) mercado(s) alvo apropriado(s) |
Qual o mercado – de massa ou específico |
Busca da informação |
Variáveis do mix promocional |
Qual o melhor tipo de divulgação? |
Avaliação das alternativas |
Desenho dos componentes do evento; mensagem promocional |
Mudar o produto e/ou o mix promocional? |
É importante que os processos de planejamento de marketing sejam rigorosos, responsáveis e reais em suas previsões da receita e dos gastos. Imprecisões no processo podem causar desastres para a viabilidade e longevidade do evento.
O centro do planejamento de todo evento é o consumidor.
Mix de Marketing
São as variáveis (quatro Ps) controláveis reunidas para satisfazer um grupo-alvo:
– Produto (todos os componentes do evento);
– Preço;
– Promoção (divulgação, ofertas, publicidade, relações públicas, mala direta);
– Ponto (espaço físico do evento ou local de venda de ingressos).
Atividades para o sucesso de um evento
– Analisar necessidades do mercado-alvo;
– Atentar para eventos competitivos;
– Prever quantas pessoas assistirão ao evento;
– Calcular o preço que estarão dispostas a pagar;
– Decidir o tipo e a qualidade das atividades promocionais;
– Estudar como os ingressos podem atingir o público-alvo;
– Estabelecer o grau de sucesso para as atividades de marketing
Marketing
É a função do gerenciamento de eventos que pode manter contato com os participantes e visitantes do evento, captar suas necessidades e motivações, desenvolver produtos que atendam a essas necessidades, e elaborar um programa de comunicação que expresse o propósito e os objetivos do evento.
Marketing de Eventos
Marketing Estratégico
Não é resultado de adivinhação, mas sim de um rigoroso pensamento analítico, estruturado de forma a identificar as vantagens competitivas sustentáveis para a organização de evento, a fim de atingir seus objetivos de forma satisfatória em termos de custos e, principalmente, às necessidades do consumidor.
Passo 6: Planejamento de Marketing
– O mais importante do planejamento de marketing é aprovar os gastos do marketing por ele recomendados e colocar todos os membros mais importantes da equipe a par dos objetivos de marketing do evento, das estratégias e táticas, das razões pelas quais elas foram escolhidas e de quias serão os responsáveis pela ação tática.
Planejamento de produto
– Produto de um evento: atividade de lazer cuidadosamente produzida para satisfazer as necessidades identificadas do mercado-alvo. Possui três elementos:
* O benefício fundamental que o consumidor vivencia – atividade prazerosa que satisfaz necessidades;
* O benefício tangível que ajuda a entregar o benefício fundamental – local, platéia, decoração;
* O produto valorizado – características adicionais que diferenciam esse evento dos outros concorrentes.