O primeiro jogo

Uma das maiores glórias da história do Exeter City F.C., senão a maior, é ter sido o primeiro time a enfrentar a seleção brasileira de futebol.

Em 1914, era só um clube da Inglaterra profissionalizado havia seis anos e que topara engrentar jogadores amadores do Rio e de São Paulo do outro lado do Atlântico.

Cem anos depois, é um time da quarta divisão inglesa que protagonizou o primeiro jogo da seleção de futebol mais vitoriosa das Copas.

Não à toa, a celebração do centenário daquela partida – 2 a 0 para os brasileiros – tem mobilizado torcedores do Exeter, clube da cidade de 120 mil habitantes com o mesmo nome do time.

Documentos do clube mostram dois fatos interessantes: o jogo contra o Brasil só ocorreu por causa da Argentina, e muitos ingleses que estiveram em campo atuaram logo depois na Primeira Guerra.

Ao menos quatro eventos estão previstos pelos ingleses para marcar os cem anos: uma visita ao Brasil em julho. uma exposição, um livro e um musical com artistas da região.

O clube planeja um amistoso com o Fluminense ou uma seleção master nas Laranjeiras, palco do jogo de 1914. “Teremos 120 torcedores indo conosco, uma semana depois da Copa, para uma homenagem ao futebol brasileiro”, disse à Folha Bruce Henderson, diretor do Exeter.