🔶 Times Basileiros de Futebol

Operário-PR arrasa o Coritiba no Couto e é Campeão Paranaense de 2015

📅 9 de setembro de 2015 ✍️ Por ukbsistemas

O dia 3 de maio ficará marcado para sempre na história do Operário-PR. Após 103 anos de espera, o time de Ponta Grossa comemorou seu primeiro título como campeão Paranaense em uma atuação impecável na final. Após conquistar boa vantagem no jogo de ida com o placar de 2 a 0, o Fantasma superou a pressão de atuar no Couto Pereira, venceu o Coritiba por 3 a 0 neste domingo, e levantou o trofeu. O atacante Juba (duas vezes) e o meia Ruy deram o título estadual ao time de Ponta Grossa, com gols no segundo tempo. 

Mesmo com o apoio massivo com mais de 22 mil torcedores no Couto Pereira, o Coritiba foi tomado pela ansiedade e não conseguiu superar a forte marcação do Fantasma. Nos primeiros 45 minutos, a única chance clara de gol saiu dos pés alvinegros, que impuseram um jogo inteligente em função da vantagem conquista no primeiro jogo. O nervosismo alviverde seguiu presente no segundo tempo e mesmo com a entrada dos atacantes Keirisson e Wallyson, quem balançou as redes foi o Fantasma, com o atacante Juba aos 12 minutos. O gol incendiou ainda mais a equipe de Ponta Grossa, que era superior tática e tecnicamente ampliando o placar com Ruy e Juba, mais uma vez.

O Coritiba volta a campo na próxima quarta-feira diante do Fortaleza, fora de casa, pelo jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Já o Operário-PR ainda não tem data definida para estrear na Série D do Brasileiro.

operário-pr campeão paranaense coritiba (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)
Espera de 103 anos acabou com o título de campeão paranaense para o Operário-PR (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)

 

 

 

Ansiedade alviverde e marcação do Operário-PR

O jogo começou em ritmo intenso, com o Coritiba priorizando a posse de bola e recebendo como resposta um Operário-PR incisivo e jogando de igual para igual. Prova disso foi que a primeira chance real de gol foi alvinegra. Aos 11 minutos, o setor defensivo do Coxa falhou e Douglas Mendes cabeceou livre de marcação por cima da meta. Nervoso, o time do técnico Marquinhos Santos não tinha obediência tática e falhava na criação das jogadas. Com a vantagem e inteligente, o Fantasma exercia forte marcação no Coritiba, anulando as jogadas ofensivas de Rafhael Lucas e Negueba. Disposto a abrir o placar ainda no primeiro tempo, o Coxa deixou um pouco a técnica de lado, e abusou da vontade. O resultado foi apenas uma defesa do goleiro Jonathan no primeiro tempo, em cabeceio fraco de Wellington Paulista.

Superioridade do Fantasma e título inédito 

A necessidade de vencer fez o Coxa voltar mais ofensivo para o segundo tempo, com a entrada dos atacantes Keirrison e Wallyson nas vagas do volante João Paulo e do zagueiro Welinton.  A dupla que havia acabado de entrar quase abriu o placar aos oito minutos, mas o camisa 1 alvinegro praticou grande defesa. Exposto defensivamente, o Coxa foi surpreendido no contra-ataque do Fantasma. Aos 12 minutos,  o atacante Juba  aproveitou belo cruzamento de Julinho e abriu o placar no Couto Pereira. Atrás no placar, o nervosismo alviverde só aumentou e com muitos erros de passe e posicionamento, o Operário-PR aumentou a vantagem. Aos 30 minutos, Douglas lança com perfeição para o meia Ruy apenas tirar o goleiro Vaná da jogada e mandar a bola para o fundo das redes. Enquanto a torcida do Fantasma ainda comemorava o segundo gol, o atacante Juba marcou o gol do título aos 32. Chicão chutou na trave e no rebote, o atacante marcou mais uma vez. Para o Coxa, só restou e esperar o apito final e assistir a comemoração do primeiro título estadual do time de Ponta Grossa.

M

Sobre o espaço

MÁRCIO GUERRA

Esse é um espaço dedicado à publicação de crônicas sobre esporte, comunicação, política e cultura, focado principalmente na memória. Oportunidade que vejo de compartilhar meus arquivos e acervos com outros pesquisadores, estudantes e interessados.

Pesquisar no acervo

Mais lidos da semana

01
Jornalismo Esportivo Reforço na cobertura da Copa do Mundo da Tribuna 25 de novembro de 2018
02
Marketing-publicidade Um país inteiro de braços abertos para te receber 25 de novembro de 2018
03
Sport Club Juiz de Fora Zé Carlos 25 de novembro de 2018
04
Curiosidades do Esporte Jogadores 25 de novembro de 2018
05
Fotografias Esportivas Estádio Municipal 25 de novembro de 2018

Categorias

Álbum de Figurinhas11Arbitragem13Artigos15Atletismo7Audio15Automobilismo18Basquete10Bibliografia25Biblioteca0boxe3Cachorras9Capas de Jornais1Capas de Revistas17CD13Cerimonial35Charges1Cinema2Clássico Futebol7Comunicação8Comunicação Empresarial1Copa das Confederações 201311Copa do Mundo155Corrupção no esporte18Crônicas14Cronista Esportivos103Curiosidades do Esporte1359desafio esportivo3Disciplinas1Dissertações e Monografias7Domingo no Campus UFJF10DVD11DVD ALUNOS1DVD ARQUIVO22DVD Avulsos10DVD CAMISA 122DVD CARNAVAL2DVD Cerimonial3DVD Comercial7DVD DESAFIO ESPORTIVO2DVD DESAFIO JORNALISMO1DVD ESPECIAL8DVD Esportes294DVD EX-ALUNOS4DVD Família6DVD FLÁVIO1DVD Humor60DVD Infantil15DVD Jornalismo54DVD Jornalismo Esportivo7DVD Mário Helênio2DVD MEMÓRIA JF2DVD Memória TV2DVD Mosaico150DVD NOVELA2DVD PRODUTORA5DVD Resportagens1DVD Seriados12DVD SPORT1DVD Turismo3DVD UFJF38esporte juiz de fora2Esportes em JF2Esportes Olímpicos18Estadio Municipal6Estádios11Ex-alunos UFJF12FACOM - UFJF4Família58Federações15Filmes1Fotografias Esportivas11Fotos104Fotos Pessoais2Futebol Brasil191Futebol de Mesa3Futebol Feminino11Futebol Internacional68Futebol Juiz de Fora41Futsal4Garrincha7Gays nos esportes1Ginástica Olímpica6Handball1homofobia1Humor20humor1Imagens Esporte13Imprensa2Jardim Botânico UFJF1JF Vôlei25Jornalismo96Jornalismo Esportivo149Judô4Juiz de Fora28Livros10lula2Marketing-publicidade42Memória7Memória de Juiz de Fora2Mestrado38Minhas Matérias22minhas reportagens11Mosaico39Música e Futebol2música no esporte1Natação6Neymar10Olimpiadas69Opinião9Outras Emissoras8Outros Esportes3paralímpico1Pelé31Perda no Esporte102Pesquisa Ensino3Política8Polo Aquatico1prefeitura4Produtora de Notícias UFJF20Racismo9Rádio7Rádio Facom7Religião3Saltos Ornamentais1Seleção Brasileira Futebol145Seleções de Futebol146Sport Club Juiz de Fora127tecnologia no esporte1Tênis4Times Basileiros de Futebol1304Times de Juiz de Fora13Times Internacionais de Futebol180Torcidas3Treinadores Futebol4Tupi92Tupynambás30UFJF73UFJF Gov. Valadares1Vela1Videos86Violência no esporte4Vôlei125