REFERÊNCIAS

AZOUBEL NETO, D. O futebol como linguagem: da mitologia à psicanálise. Ribeirão Preto, SP: FUNPEC, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BERGER, P.; LUCKMANN, T. A Construção Social da Realidade: tratado de Sociologia do Conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2007.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na sessão de apresentação da Candidatura Rio 2016 ao Comitê Olímpico Internacional (COI) – Copenhague, Dinamarca, 02/10/2009. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/discursos-artigos-entrevistas-e-outras-comunicacoes/presidente-da-republica-federativa-do-brasil/147730942008-discurso-do-presidente-da-republica-luiz-inacio. Acesso em: 11 fev. 2014.

CALDAS, W. O pontapé inicial: memória do futebol brasileiro. São Paulo: Ibrasa, 1990.

CAMARGO, V. Elementos para uma concepção da cultura de massa. In: COSTA, M. R. et al. (orgs). Futebol: espetáculo do século. São Paulo: Musa, 1999. p. 70-79.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

CANDIDO, A. Prefácio. In: HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

CAREGNATO, R. C.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684, out./dez. 2006.

CARRILHO, F. D. Futebol uma janela para o Brasil: as relações entre o futebol e a sociedade brasileira. São Paulo: Nova Espiral, 2010.

CARVALHO, S.; NETO, F. Gestão de marcas nos esportes: teoria e prática. Jundiaí, SP: Fontoura, 2006.

CORRÊA, W. Análise de conteúdo. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (orgs). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2011. p. 280-304.

COSTA, M. R.; FLORENZANO, J. P.; QUINTINO; E.; CARBONE, S. M.; SANTOS, M. A. S. (orgs). Futebol: espetáculo do século. São Paulo: Musa, 1999.

DAMATTA, R. Universo do Futebol: Esporte e Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1982.

______. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

______. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Guanabara, 1990.

______. A bola corre mais que os homens: duas copas, treze crônicas e três ensaios sobre o futebol. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

______. Como não perder no futebol? O Globo, 12 jun. 2013, p. 21.

DEL PRIORE, M.; MELO, V. A. (orgs). História do esporte no Brasil: do Império aos dias atuais. São Paulo: UNESP, 2009.

FERNANDES, L. Prefácio. In: FILHO, M.. O negro no futebol brasileiro. 4. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. p. 10-13.

FILHO, M. O negro no futebol brasileiro. 4. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

FREYRE, G. Casa-grande & senzala. Rio de Janeiro: Record, 2001.

GASTALDO, E. L.; GUEDES, S. L. (orgs). Nações em campo: Copa do Mundo e identidade nacional. Niterói: Intertexto, 2006.

GOFFMAN, E. Estigma – notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

______. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.

GUEDES, S. L. Futebol e identidade nacional: reflexões sobre o Brasil. In: DEL PRIORE, M.; MELO, V. A. (orgs.). História do Esporte no Brasil: do Império aos dias atuais. São Paulo: UNESP, 2009. p. 453-480.

GUERRA, M. O que está em jogo no jogo? Comunicação e Esporte. Revista do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de consumo ESPM, São Paulo, v. 8, p. 53-65, 2011.

GURGEL, A. Futebol S/A: a economia em campo. São Paulo: Saraiva, 2006.

GUTERMAN, M. O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Contexto, 2009.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro: DP&A, 1998.

HELAL, R. Passes e Impasses: futebol e cultura de massa no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1997.

______. Futebol e Política. O Globo, Rio de Janeiro, 27 jun. 2013, p. 21.

HELAL, R.; CABO, A. V.; SILVA, C. Pra frente, Brasil! Comunicação e identidade brasileira em Copas do Mundo. In: HELAL, R; LOVISOLO, H.; SOARES, A. J. G. Futebol, jornalismo e ciências sociais: interações. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. p. 189-210.

HELAL, R.; GORDON., C. Sociologia, história e romance na construção da identidade nacional através do futebol. In: HELAL, R. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.

______. A Crise do Futebol Brasileiro: perspectivas para o século XXI. Eco-Pós – Publicação da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 37-55, 2002.

HELAL, R.; SOARES, A. J. O declínio da de chuteiras: futebol e identidade nacional na Copa do Mundo de 2002. Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Recife, 2003. Disponível em: http://www.ludopedio.com.br/rc/upload/files/014338_o-declinio-da-patria-de-chuteiras-futebol-e-identidade-nacional-na-copa-do-mundo-de-2002.pdf. Acesso em: 11 fev. 2014.

HOLLANDA, B. B. B.; MELO, V. A. (orgs.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KEEGAN, W. J. Marketing Global. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MARQUES, J. C. O futebol em Nelson Rodrigues. São Paulo: Educ/Fapesp, 2003.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MELO NETO, F. P. Marketing esportivo: o esporte como ferramenta do marketing moderno. Rio de Janeiro: BestSeller, 2013.

MORGAN, M. J.; SUMMERS, J. Marketing Esportivo. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

PAIVA, V. Simpatia por clubes do exterior. Teoria dos jogos, 17 dez. 2013. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/teoria-dos-jogos/post/simpatia-por-clubes-do-exterior.html. Acesso em: 11 fev. 2014.

PASCHOALINO, C. A Construção e (Des)construção da Identidade da Seleção Brasileira. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2012, Fortaleza. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2012. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/navegacaoDetalhe.php?option=trabalho

&id=50462. Acesso em: 11 jan. 2014.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ROCCO JR., Ary José. Marketing e gestão do esporte. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2012.

RODRIGUES FILHO, M. O sapo de Arubinha: os anos de sonho do futebol brasileiro (Ruy Castro, org.). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

RODRIGUES, N. À sombra das chuteiras imortais: crônicas de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

______. A pátria em chuteiras: novas crônicas de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

SILVA, E. J. A taça do mundo é nossa! O futebol como representação da nacionalidade. Governador Valadares: Univale, 2006.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. (orgs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

SOARES, A. J. G. História e a invenção de tradições no futebol brasileiro. In: HELAL, R.; SOARES, A. J. G.; LOVISOLO, H. (Orgs.). A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001. p. 13 – 50.

TEIXEIRA, J. P. V. 1923: investigação sobre a existência de racismo no noticiário esportivo carioca. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

VAZ, A. F. DaMatta: o futebol como drama e mitologia. In: PRONI, M.; LUCENA, R. (Orgs.). Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 139-164.

WISNIK, J. M. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

Deixe um comentário