2014: À la Cruyff: brasileiro copia craque na Coreia e ganha repercussão mundial

O fim de semana foi inesquecível para Leonardo Pereira. Antes desconhecido por grande parte dos amantes do futebol, o jogador ganhou repercussão mundial ao reproduzir pênalti em dois lances, protagonizado em 1982 pelo holandês Johan Cruyff. A ousadia do brasileiro e do conterrâneo Kaio, que mandou para o fundo da rede após assistência do companheiro, definiu a vitória do Jeonbuk contra o Pohang Steelers, por 1 a 0, e garantiu o título do Campeonato Sul-Coreano. Em entrevista ao GloboEsporte.com, Leonardo falou sobre o momento da cobrança, afirmou não ter tido treinamento e destacou a proporção que o episódio tomou em todo o mundo.

– A repercussão por aqui foi muito grande, o vídeo teve quase dois milhões de acessos. O Kaio é um amigo-irmão para mim, temos um entrosamento muito grande dentro e fora das quatro linhas. Posso dizer que este pênalti foi um presente de Deus para nós dois. Três dias antes do jogo estávamos conversando e ele me perguntou  “Leo, se tiver um pênalti vamos bater em dois tempos?”. No mesmo momento concordei e não pensei duas vezes. Não foi treinado em nenhum momento, só combinamos verbalmente (risos). Na hora passou pela minha cabeça o lance do Cruyff. Não pensei que poderia dar errado, a minha confiança e a do Kaio eram muito grandes e não pensamos em hipótese alguma que poderia acontecer algo de errado.

Leonardo cumprimenta Kaio após gol que garantiu o título para a equipe do Jeonbuk

Se não bastassem os “15 minutos de fama” por causa da penalidade, Leonardo ganhou outro motivo para comemorar. O meia-atacante figurou na seleção da semana do Fifa 15, um dos jogos mais populares da atualidade.

– Foi muito gratificante receber essa notícia de ter sido selecionado na seleção da semana do Fifa 2015. Recebi várias mensagens e uma dessas era da minha esposa. Pensei que alguma coisa tinha acontecido. Logo abri e vi a foto que eu estava na seleção. Eu gosto muito de jogar o Fifa 15, agora sempre estou jogando comigo. Me ver ali é um sonho realizado que tinha desde quando comecei a jogar videogame. Gosto de jogar com vários clubes, mas quando estou jogando comigo a bola só vai para o meu lado (risos).

Apoio da família, parceria com Kaio e taça na mão: trunfos de Leonardo na Coreia

Criado na Desportiva, do Espírito Santo, e flamenguista de coração, Leonardo atuou durante um longo período na Grécia, migrou para o futebol coreano e não pretende sair tão cedo. Após assegurar o primeiro título no Oriente, o jogador contou das dificuldades para se adaptar.

– Sobre o titulo, é uma emoção muito grande, meu primeiro com a camisa do Jeonbuk. Minha adaptação ao estilo de jogo coreano foi difícil, estava acostumado ao futebol europeu, por onde atuei sete temporadas. Mas hoje, glória a Deus em primeiro lugar, e a minha esposa que me ajudou muito dentro e fora de campo, fui me adaptando, melhorando a cada dia, buscando entender o que o treinador queria me passar, e posso dizer que estou super adaptado. Minha equipe conta com o preparador físico Fabio Lefundes, um grande profissional e que ajuda muito na minha parte física, sem duvidas um grande requisito no futebol da Coreia.

Quanto ao próximo lance inusitado, Leonardo afirmou que ainda não tem qualquer carta na manga, mas não descartou uma novidade na próxima temporada.

– Ainda faltam dois jogos, tudo pode acontecer, mas ainda não tenho nada em mente (risos). Vamos terminar o ano com essa cobrança de pênalti, quem sabe no próximo vem algo diferente?

*Igor Rodrigues, estagiário, sob supervisão de Thiago Dias

Deixe um comentário