A Grande Final, que não teve Gardel

´´Nasci em Buenos Aires, Argentina, aos dois anos e meio de idade“dizia o grande Carlos Gardel quando perguntado. Era uma resposta a rumores de que na verdade ele teria nascido no Uruguai, mais exatamente em Tacuarembo. Nada mais falso : Charles Romuald Gardes era francês, nasceu em Toulouse no dia 11 de novembro de 1890, foi levado para Argentina com dois anos e meio de idade e sua carreira, ganhou o mundo, se desenvolveu a partir da Argentina e do Uruguai.
  No dia 30 de julho de 1930, Uruguai e Argentina iriam disputar a final da primeira Copa do Mundo, e como se comportaria ele? Como um cavalheiro: nas vésperas do jogo, como lembra Orlando Duarte em Todas as Copas do Mundo, Gardel  visitou a delegação argentina, contou casos e, um dia depois, visitou os uruguaios e fez o mesmo.. Não foi ver o jogo.
  Oitenta mil pessoas lotavam o estádio Centenário, em Montevidéu. Havia sido estabelecido um esquema de segurança que envolvia 10 mil homens. O primeiro problema enfrentado pelo juiz belga John Langenus – que apitou de paletó, gravata e calças bufantes – foi decidir entre usar uma bola argentina ou uruguaia, porque cada seleção queria a sua e naquele tempo ainda não havia uma bola oficial da Fifa. Decidiu salomônicamente: cada tempo com uma bola. Os uruguaios marcaram logo aos 12 minutos, através de Dorado. Peucelle, pela Argentina, empatou 8 minutos depois. Aos 37, Stabile, o artilheiro da Copa, fez o segundo: Argentina 2 a 1, fim do primeiro tempo.
  Não se sabe se a culpa foi da bola, mas a do segundo tempo era uruguaia. Logo aos 12 minutos Cea empatou, Iriarte completou a virada aos 23, chutando de fora da área, e Castro, ´El Manco` ( não tinha parte do braço direito), fez o quarto, de cabeça, aos 44. O centenário urrava: Uruguai, primeiro campão mundial.
SELEÇÃO DA COPA
Eleita pala imprensa presente
Thépot (França)
Jurkovic (Iugoslávia) e Nasazzi (Uruguai)
Andrade (Uruguai); Fausto (Brasil) e Monti (Argentina)
Scarone (Uruguai); Castro (Uruguai); Stabile (Argentina);Ferreira (Argentina) e Cea (Uruguai)