Álbum: editora descarta lançar novas figurinhas após convocação de Felipão

A figurinha de Robinho no álbum: ex-santista ficou fora da lista de Felipão

O álbum oficial da Copa do Mundo de 2014 terá Robinho para sempre. Após a divulgação da lista dos 23 convocados de Luiz Felipe Scolari, a Panini, editora responsável pela publicação, afirmou que não planeja lançar novas figurinhas da Seleção para corrigir a presença do atacante do Milan entre os 17 jogadores com cromos na página do Brasil.

Dos 23 atletas chamados por Felipão, sete não estão no álbum: os goleiros Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético-MG), o lateral-esquerdo Maxwell (PSG), o zagueiro Henrique (Napoli), o lateral-direito Maicon (Roma), o meia Fernandinho (Manchester City) e o atacante Jô (Atlético-MG).

De acordo com a Panini, a editora vai esperar a convocação das 32 seleções para decidir se lançará um novo produto – ou seja, um novo álbum – com os jogadores que ficaram fora da coleção oficial.

Álbum da Copa do Mundo acertou quase todos os convocados, mas errou Robinho

Assim como o Brasil, a Bósnia também tem uma figurinha que não estará na Copa: o técnico Safet Susic deixou o meia Adnan Zahirovic fora da lista dos 23 convocados, anunciada na última segunda-feira.

Confira a nota da Panini sobre as figurinhas da Copa:

A produção do álbum é um longo processo que se inicia com mais de um ano de antecedência ao lançamento. Com padrão de qualidade e conteúdo reconhecidos mundialmente, a Panini desenvolve um intenso trabalho na definição da relação dos jogadores que integram o álbum e no conteúdo das seleções nacionais. Para esse desafio, a multinacional italiana mantém uma equipe com grande conhecimento na análise e processamento das informações e performances dos jogadores, bem como suas chances de escalação, contando com um know-how desenvolvido ao longo de 52 anos de experiência da empresa no mercado de colecionáveis sobre futebol, em parceria com os principais clubes do mundo e seleções nacionais.

Tendo em mente que o álbum de figurinhas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 é um produto único em todo o mundo, aprovado junto à Fifa e sucesso absoluto em todos os 120 países onde foi lançado, não há qualquer planejamento da empresa  em relação a uma possível atualização da coleção em função da divulgação das escalações oficiais de cada seleção participante.

No entanto, a Panini irá aguardar a convocação de todas as 32 seleções para manifestar qualquer possibilidade de atualização das figurinhas do álbum.  É importante frisar que se a empresa vir a lançar um novo produto não se trata de um recall, e sim de um produto diferente e complementar à coleção oficial.