Bate Pronto

Oscar Miller
 
Diamante Negro
Professor Oscar Miller, gostaria de saber mais sobre a invenção do gol de bicicleta, realizada pelo grande Leônidas da Silva. E sobre a carreira dele também.
Sérgio Lima Mendes, por e-mail.
Professor Miller: Sérgio, o atacante Leônidas da Silva recebeu o mérito por ter criado essa jogada tão bonita. Ele mesmo se intitulava o inventor. Alguns, porém, afirmam que o lance foi criado por outro brasileiro, chamado Petronilho de Brito, e que Leônidas teria apenas a aperfeiçoado. A jogada foi executada pela primeira vez no dia 24 de abril de 1932, em uma partida entre Bonsucesso e Carioca, vencida pelo primeiro por 5 a 2. O craque viria ainda a repetir o lance uma vez pelo Flamengo, duas vezes pelo São Paulo e uma vez pela Seleção, na Copa de 1938, causando espanto nos torcedores. Leônidas começou sua carreira em 1930, no São Cristóvão. Dois anos depois, com apenas 19 anos, já vestia a camisa da Seleção. Tinha dois apelidos criados pelo jornalista francês Raymond Thourmagen: Homem-Borracha e Diamante Negro (que depois virou até nome de chocolate em sua homenagem). Em sua carreira, defendeu clubes como Vasco, Botafogo, Flamengo, São Paulo e Peñarol. Coincidência ou não, só não defendeu um grande time do Rio, o Fluminense, justamente para quem torcia na infância. O fato de as Copas de 1942 e 1948 não terem sido realizadas prejudicou muito a carreira do atleta, que perdeu assim oportunidades de ser reconhecido mundialmente. Pendurou as chuteiras em 51, mas continuou no meio do futebol como radialista. Morreu em 2004 por causa de complicações relativas ao Mal de Alzheimer. (Fonte Revista Lance)

Fonte: Revista Placar, Jornal dos Esportes, Jornal do Brasil, Jornal o globo, Tribuna de Minas e Arquivo Pessoal Márcio Guerra