Beckham anuncia aposentadoria

Aos 38 anos de idade, uma lenda do futebol inglês anunciou sua aposentadoria do futebol. David Beckham, ídolo do Manchester United que teve passagens por Real Madrid, Milan, Los Angeles Galaxy e, mais recentemente, Paris Saint-Germain, confirmou nesta quinta-feira que se retirará dos gramados ao final desta temporada, encerrando uma carreira vitoriosa que durou 20 anos.

Apesar de ter recebido uma proposta de renovação de contrato do Paris Saint-Germain por mais uma temporada, Beckham optou por se retirar dos gramados ao término do Campeonato Francês, que se encerra no outro final de semana, em 26 de maio – a despedida no Parque dos Príncipes, porém, será nesta semana, contra o Brest, já que no domingo seguinte o jogo será fora de casa.

“Sou muito grato ao PSG por me dar a oportunidade de continuar, mas eu sinto que agora é o momento certo para terminar a minha carreira”, declarou Beckham. “Nada vai substituir completamente o jogo que eu amo, massinto que estou começando uma nova aventura”, completou.

O craque britânico começou a jogar entre os profissionais quando ainda tinha 18 anos e logo brilhou no Manchester United, se tornando ídolo absoluto de um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra. Lá, ele colecionou títulos, tornando-se hexacampeão inglês em uma das fases mais áureas dos Red Devils sob o comando de Sir ALex Ferguson. Pela equipe de Manchester, também conquistou a única Champions League de sua carreira, em 1998/1999.

O talento do jogador o levou ao galáctico Real Madrid em 2003, onde também fez parte de um time histórico e cheio de estrelas. Ao lado de Ronaldo, Zidane, Roberto Carlos e Figo, Beckham fez parte de uma equipe repleta de astros, mas não conseguiu o mesmo sucesso dentro de campo e deixou a desejar um pouco. O meia, que sempre foi conhecido pela sua qualidade nos chutes de fora da área, fez apenas 19 gols em 153 jogos, e foi mais ‘garçom’ do que artilheiro.

Em 2007, partiu para um novo desafio na carreira e foi jogar nos Estados Unidos, defendendo o Los Angeles Galaxy na disputa da MLS (Major League Soccer, a liga norte-americana de futebol). Lá conquistou o título do torneio duas vezes (em 2010 e 2011) e virou um grande produto de mídia para promover a competição.

Nesse período, Beckham ainda chegou a voltar à Europa emprestado ao Milan em 2009 e 2010, onde jogou ao lado de Ronaldinho Gaúcho, Pirlo, Kaká, Pato, Inzaghi, entre outras estrelas, mas não conseguiu conquistar títulos.

No fim de 2012, David Beckham confirmou sua saída do Los Angeles Galaxy e anunciou que deixaria o Los Angeles Galaxy no fim do ano, mas sem dizer qual seria seu futuro no futebol. O Paris Saint-Germain, então, acertou sua contratação até o fim da temporada europeia, e o craque voltou à Europa após três anos. No clube francês atuou pela Champions League, onde sua equipe foi eliminada pelo Barcelona nas quartas de final, e também pelo Francês, onde conquistou o título ao lado de Ibrahimovic, Lavezzi, Thiago Silva, Lucas e companhia.

Beckham se consagrou pelas inúmeras conquistas que teve na carreira – foram 22 títulos por clubes e dois pela seleção inglesae  – e encerrou sua passagem pelos gramados mais uma vez campeão. Na semana passada, o craque comemorou o título francês no PSG, que não conquistava a competição nacional havia 19 anos.  O veterano é o único jogador inglês que conseguiu comemorar títulos em quatro países diferenteS: Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e França.