Clássicos Históricos: Corinthians x Santos

Dia 28 de agosto de 1978, mais de 111 mil torcedores foram ao Morumbi para acompanhar o clássico que marcou a estreia de Sócrates pelo Timão. O Santos, por seu lado, tinha como grande atração o ponta-direita Nilton Batata. O jogo terminou 1 a 1, com Pita fazendo o primeiro gol para o Santos, aos 22 minutos do segundo tempo. Rui Rei fez o gol de empate aos 40 do segundo tempo.

Em 26 de novembro de 1972, também no Morumbi, o Santos goleou o Timão por 4 a 0. Nenê (2), Clodoaldo e Edu fizeram os gols santistas. Pelé, que teve grande atuação, acabou não marcando nesta partida. Outra partida inesquecível entre corintianos e santistas foi em 13 de fevereiro de 2005, época em que Robinho sempre se destacava em partidas contra o Timão. O jogo foi disputado na Vila Belmiro, pela primeira fase do Campeonato Paulista e o Santos ganhou por 3 a 0, dois gols de Robinho.

Outro jogo que entra para a história dos dois clubes foi disputado em 30 de outubro de 1971, pelo Campeonato Brasileiro. Rivelino comemorava o nascimento de sua filha. Pelé, então, prometeu que faria um gol em homenagem ao amigo, que entendeu como provocação e também prometeu marcar o seu. O jogo terminou 1 a 1, diante de 64 mil pessoas no Pacaembu, gol de Pelé, aos 28 minutos no primeiro tempo e Rivelino, aos 45 minutos do segundo tempo.