Clube mais antigo da Espanha tem 113 anos e disputa Primeira pela segunda vez

O clube mais antigo do futebol espanhol tem 113 anos. E apesar da idade vai desfrutar apenas pela segunda vez em sua história de gostinho de jogar na Primeira Divisão ao lado de Real Madrid, Barcelona, La Coruña e Valência. O Recreativo de Huelva volta à elite do futebol espanhol 25 anos depois da primeira e única vez, sonhando apenas com poder lutar pela permanência até a última rodada da temporada espanhola.

O comando está entregue ao técnico espanhol Lucas Alcaraz, de apenas 35 anos, e que está no clube há três anos. Quando foi contratado, a equipe estava rebaiada para a Segunda Divisão B.

Alcaraz então montou um time com forte tendência defensiva (destaque para o goleiro Cesar, o craque do time) e com vitórias magras conseguiu um honroso sexto lugar na classificação final, a nove pontos da Primeira divisão.

FICHA DO CLUBE

Nome: Real clube recreativo de Huelva

Fundação: 1889

Orçamento da temporada: US$ 10 milhões

Presidente: Francisco Mendoza

Títulos: Nenhum

Ano passado a estratégia foi a mesma e o resultado foi um brilhante terceiro lugar, atrás do poderoso Atlético de Madri, e apenas dois pontos do vice-campeão Racing.

Mais do que tentar a permanência esta temporada, Alcaraz e seus 24 jogadores espanhol querem melhorar a história do clube na Primeira Divisão. Na única vez que esteve na elite, na temporada 78-79, foi último (com vitórias em 34 rodadas). O sabor especial foi vencer o Valência por 4 a 3. Mas o Recre, como é conhecido, poderia ter escolhido um momento melhor para voltar a fazer parte dos grandes. A crise que atinge o futebol europeu fez com que os clubes tivessem que rever os contratos com as TVs e o clube deverá receber pouco mais de US$ 5 milhões por jogar na primeira.

*A equipe chegou em terceiro na segunda

Uma vida com paixão mas sem títulos

Em 1873, marinheiros ingleses chegaram à cidade com uma bola e em um dia de folga jogaram a primeira partida de um esporte desconhecido para os espanhóis e ingleses que moravam na região. Em 1889, um irlandês que morava por ali convocou alguns vizinhos e empresários locais e decidiram fundar o Huelva Recration Club. Mais tarde com o nome já de Real Clube Recreativo de Huelva consegue conquistar o primeiro troféu vencido por um clube espanhol (jogado contra um combinado inglês) e em 1920 conquista o primeiro título internacional para o futebol espanhol: vence o Sporting Lisboa, em Lisboa em um torneio de verão. O curioso é que o clube jamais conseguiu um título oficial.

Idade

113=> é a idade do Recreativo de Huelva, o clube mais antigo da Espanha

Mais velho

39=> anos é a diferença de idade entre o Recre e o Valladolid, a equipe mais jovem da primeira com 74 anos.

Nacionalista

0=>jogadores estrangeiros. Depois do Atlhetic de Bilbao que só contrata jogadores nascidos no País Basco, o Recre é a única equipe sem estrangeiros na primeira.

Dinheiro

10=> milhões é o orçamento do clube para a tempora 2002/03. A menor de todos os 20 clubes da primeira.