Clubes de Juiz de Fora

Esporte Clube Jardim Glória
Nasceu na rua Uruguaiana, em 31 de maio de 1946, quando um grupo de amigos queria um local para praticar esportes. Depois o clube foi sendo construído um pouco acima do endereço original. A primeira obra foi uma quadra e a piscina, foi cavada a mão e a inauguração aconteceu em 1972. O Parque Aquático recebe o nome de Arlindo Alves. O clube, no entanto, tem suas principais conquistas ligadas ao futsal.

Esporte Clube Vila Branca
O clube foi criado em 1932, quando a família Mascarenhas, mais precisamente a Dona Branca Mascarenhas, cedeu o terreno onde foi construída a sede do clube para um grupo de rapazes. O clube fica localizado no bairro Monte Castelo e, além do futebol amador, o clube também tem uma presença marcante do futebol de mesa.

Campo do Esporte Clube Vila Branca

ABCR

A Associação Beneficente Cultural Recreativa foi fundada em 1972, ligada à IMBEL e FEA. O clube teve uma participação marcante no futebol amador de Juiz de Fora. Antes o clube se chamava Sesu.

Entrada do Campo da ABCR

Tupinambás Futebol Clube

Fundado em 15 de setembro de 1911, o Tupinambás se orgulha de ser o mais antigo de Juiz de Fora.

Escudo do Tupinambás Futebol Clube

Sport Club Acadêmicos

O clube foi fundado em 1948 por José Alvim Botelho e começou a funcionar na Galeria Ítala. Só mais tarde, com ajuda do ex-prefeito Itamar Franco, o clube fixou sua sede no Bairu.

Associação Atlética Vasco da Gama
O Vasquinho, como é conhecido, foi criado em 1929 e a primeira meta era ser uma sub-sede do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. Durante muitos anos o clube foi forte no vôlei, basquete e futsal.

Esporte Clube Mariano Procópio
Localizado na Avenida Rui Barbosa, o Marianinho foi fundado em 1º de setembro de 1936, por Vicente Ferreira dos Santos. Sua primeira sede foi no Museu Mariano Procópío e só em 1950 fixou-se no endereço definitivo.

Quadra do Clube Marianinho

ASE – Associação dos Sargentos do Exército

Fundado em 1936, quando um grupo de soldados reunidos na rua Halfed resolveram fundar um clube para os militares e suas famílias.

Juventude Feliz Bola Show
Localizado no bairro Santa Luzia, o clube surgiu com um grupo de amigos que frequentava uma roda de samba.

Tupi Futebol Clube
Fundado em 26 de maio de 1912. Em 1931 o clube inaugura o Estádio Salles de Oliveira. O ano de 1966 também é significativo porque é o ano do chamado Fantasma do Mineirão, quando o clube enfrentou os grandes de Belo Horizonte e venceu todas as partidas. Em 2011 o clube conquistou o seu mais importante título: Campeão Brasileiro da Série D. Em 2012 o Galo foi rebaixado para a Série D novamente.

Entrada do Estádio Salles de Oliveira, primeira casa do Carijó.

Sport Club Juiz de Fora

Fundado em 24 de setembro de 1916. O primeiro campo e sede do Verdão foi localizado na rua Santo Antônio, onde hoje funciona o Museu de Arte Moderna Murilo mendes. Em 1937 o clube interrompeu suas atividades para que pudesse mudar de endereço e fosse para a Avenida Rio Branco. Em 1950, o Sport conquista um dos títulos mais importantes de sua história, o de campeão do centenário de Juiz de Fora. Entre seus ex-atletas estão o ex-presidente Itamar Franco, Zé Carlos e Márcia Fu. No dia 4 de dezembro da Tribuna de Minas anuncia que o campo do Estádio Procópio Teixeira corre o risco de acabar. Proposta do presidente Paulo Cezar Gasparette é de construir quadras no local.

Estádio José Procópio Teixeira lotado durante partida do Sport

Vista aérea do Sport Club Juiz de Fora

Olímpico Atlético Clube

Fundado em setembro de 1936. Principais atividades esportivas: basquete, vôlei e futsal.

Montesinas Clube Recreativo
Fundado em 2 de julho de 1968, o clube está localizado na Rua Américo Lobo. Em 2011 começou uma parceria com o Botafogo (Rio) para montagem de escolinha do clube carioca na cidade.