Copa das Confederações (92, 95, 97)

COPA DAS CONFEDERAÇÕES 1992

A primeira edição da Copa das Confederações aconteceu em 1992. A disputa foi realizada na Arábia Saudita. Quatro países participaram da disputa e o título ficou com a Argentina, que venceu a seleção Saudita na final, por 3 a 1. A terceira colocação ficou com os Estados Unidos e o quatro com a Costa do Marfim. A Fifa apontou Bruce Mrray(Estados Unidos) e Batistuta (Argentina) como vencedores da Chuteira de Ouro. Foram disputados quatro jogos, marcados 18 gols e a média de público foi de 42.375 torcedores.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES 1995

A segunda edição da Copa das Confederações foi disputada em 1995, na Arábia Saudita e o título ficou com a Dinamarca, que venceu a Argentina por 2 a 0 na final. Seis equipes disputaram a competição. O México ficou em terceiro, a Nigéria em quarto, em quinto a Arábia Saudita e em sexto o Japão. Foram realizados oito jogos, marcados 19 gols e e média de público foi de 20.625 torcedores. Luis Garcia (México) ganhou a Bola de Ouro.

COPA DA CONFEDERAÇÕES 1997

A terceira edição da Copa das Confederações marca a primeira conquista do Brasil na competição. Ela também foi disputada na Arábia Saudita, como nas primeiras edições. A Seleção Brasileira foi campeão goleando a Austrália por 6 a 0, no dia 21 de dezembro. Romário, que marcou sete gols, ficou com a chuteira de ouro. Oito equipes participaram da disputa. A república Tcheca ficou em terceiro lugar, seguida do Uruguai, México, Emirados Árabes, Arábia Saudita e África do Sul. Foram disputados 16 jogos, marcados 52 gols e a média de público foi de 20.844 torcedores.

Fonte: Revista Placar, Jornal dos Esportes, Jornal do Brasil, Jornal o globo, Tribuna de Minas e Arquivo Pessoal Márcio Guerra