Depois de bater na trave duas vezes seguidas, JEC conquista acesso à elite

Joinville conquistou o acesso para a primeira divisão com antecedência

Depois de duas tentativas frustradas seguidas, o Joinville conquistou na noite desta terça-feira o acesso à elite do futebol brasileiro. Após vencer o Sampaio Corrêa por 2 a 1, o grupo do técnico Hemerson Maria garantiu a classificação para a Série A com quatro rodadas antecipadas. Contou com o empate do Avaí para o Oeste para jogar a primeira divisão em 2015 depois de 28 anos de sua última participação.

O sonho de jogar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro começou no final de 2011, quando o Tricolor terminou a Série C em primeiro lugar e ficou mais próximo de figurar entre os principais times do país. Nos dois anos seguintes, o JEC terminou a Série B na mesma posição da tabela de classificação: em sexto lugar, a duas colocações do acesso.

No ano passado, a ida para a elite bateu na trave e quase caiu nas redes. Apenas um ponto separou o clube do G-4. O time iniciou muito bem a competição e chegou a ocupar a vice-liderança da disputa. Mas não manteve a regularidade até o fim. Terminou aquela temporada com 52% de aproveitamento no certame nacional.

Gols de Everton e Viana deram o triunfo e a vaga na elite em 2015

Com 17 vitórias, oito empates e 13 derrotas, o JEC alcançou 59 pontos no Brasileiro de 2013. Nesse ano subiram Palmeiras, com 79 pontos, Chapecoense, com 72, Sport, com 63, e Figueirense, com 60. O Joinville marcou 58 gols e sofreu 44. O atacante Lima foi o artilheiro do time na competição, com 14 tentos.

A campanha foi semelhante no ano anterior. Em 2012, o Tricolor fez mais pontos. Só que ficou mais longe do acesso, já que os quatro primeiros colocados dispararam na competição. Com 60 pontos, o time catarinense ficou a 11 do Vitória, o quarto colocado na Série B do ano retrasado. Passou boa parte do campeonato na briga por uma vaga no G-4.

O artilheiro do JEC em 2012 também foi Lima. Desta vez com 17 gols. A equipe encerrou o campeonato com 17 vitórias, nove empates e 12 derrotas. Em 58 oportunidades, balançou as redes adversárias. Sofreu 40 gols.

Ao entrar em campo diante do Sampaio, na noite desta teça, o grupo treinado por Maria já sabia da possibilidade de acesso antecipado. Pouco antes de iniciar o jogo em São Luís (MA), o Avaí havia tropeçado na Ressacada. Com a vitória, o JEC assume momentaneamente a liderança da tabela. Com gols de Everton e Fernando Viana – Willian Paulista descontou para o Sampaio -, o Tricolor não deu chances e está pronto para comemorar o momento histórico. Com 66 pontos, ninguém mais tira a vaga.

Deixe um comentário