Diretor de patrocinadora diz que seria ‘melhor ainda’ Vasco ser rebaixado

Se para o torcedor a segunda queda para a Série B em cinco anos parece um pesadelo, para um dos patrocinadores vascaínos um possível novo rebaixamento é visto de maneira um pouco diferente. O diretor de marketing da Nissan no Brasil, Murilo Moreno, em participação de palestra na Fundação Getúlio Vargas, respondeu a um espectador, interessado em saber como ficaria a relação entre clube e multinacional em caso de rebaixamento. E disse que seria “melhor ainda” caso o Vasco caísse para a Segunda Divisão no Campeonato Brasileiro. Ele se referia à exposição na mídia da marca, mas ainda assim a declaração, reproduzida na coluna Fatos & Comentários do jornal “Monitor Mercantil”, não caiu nada bem nos bastidores de São Januário.

 

Em julho, Vasco e Nissan anunciaram parceria de quatro anos. Na foto, da esquerda para a direita estão: o vice-presidente de marketing da Nissan do Brasil, Manuel De la Guardia, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, o diretor geral do Vasco, Cristiano Koehler, e o diretor de marketing da Nissan do Brasil, Murilo Moreno, autor da polêmica frase sobre o rebaixamento do clube

– Se (o Vasco) cair, melhor ainda. Ano que vem a gente vai aparecer sozinho na Série B. Vai dar mais mídia do que ficar pelo meio da tabela na Série A. E ainda por cima vamos ser o patrocinador do acesso – disse Murilo Moreno, segundo o jornal Monitor Mercantil, na palestra da FGV, onde também criticou a presidente Dilma Roussef.

A Nissan divulgou uma nota de esclarecimento na tarde desta quarta-feira, afirmando que em momento algum a empresa ou qualquer um de seus funcionários disse torcer para que o Vasco seja rebaixado. E cita que o vínculo com o clube não é de curto prazo – tem quatro anos de duração – e se estende a outras modalidades.

Vasco e Nissan assinaram contrato em julho, no valor de R$ 7 milhões anuais (R$ 28 milhões no total). A marca da empresa ocupa as costas da camisa do time de futebol, além de exibi-la em São Januário, nas sedes da Lagoa e do Calabouço e em outros uniformes de esportes olímpicos que a empresa apoia.

A diretoria do Vasco minimizou as declarações do dirigente da Nissan, lembrando que o tom reproduzido no jornal pode ter sido informal e sem a intenção de ver uma queda para a Série B como positiva.

Leia a íntegra do esclarecimento da Nissan:

“A Nissan decidiu apoiar o Vasco da Gama porque o Futebol é uma paixão nacional e a Nissan é uma empresa comprometida com o Brasil e com sua cultura. Esta não é uma ação oportunista ou de curto prazo. Em nenhum momento a Nissan, ou qualquer de seus funcionários, disse esperar ou torcer para que o clube seja rebaixado. Além disso, o patrocínio, que tem a duração de 4 anos, é estendido a outras modalidades do Vasco como o Remo, Futebol Feminino e o Futsal – modalidades esportivas que, em sua maioria, serão base dos Jogos Rio 2016™, também patrocinados pela Nissan.

Fonte: Revista Placar, Jornal dos Esportes, Jornal do Brasil, Jornal o globo, Tribuna de Minas e Arquivo Pessoal Márcio Guerra