Dois Campeões

Sei que, em 1987, Flamengo e Internacional (campeão e vice da Copa União) se recusaram a disputar o título brasileiro em um quadrangular contra Sport e Guarani ( os dois campeões do Módulo Amarelo). Sei também que, por isso, a CBF acabou considerando o Sport campão depois de vencer o Guarani por 1 x 0 no jogo final. Mas o tal cruzamento que não houve estava previsto ou não pelo regulamento desde o início da competição?

   Não, não estava. O acordo entre os dezesseis times que disputaram a Copa União e os presidentes das federações previa apenas que os campeões e vice do Módulo Amarelo ( (uma espécie de Segunda Divisão) jogariam um Quadrangular no início do ano seguinte para apontar os dois representantes brasileiros na Libertadores. Mas não falava nada sobre a disputa do título brasileiro daquele ano. Quando os dois campeonatos terminaram, Flamengo e Internacional, que enfrentaram os maiores times do país, não acharam justo colocar o título em jogo contra o Sport e Guarani, que vinham de uma competição mais fácil. O Sport venceu o Guarani (1 x 0) e passou a ser considerado o campeão brasileiro de 1987 pela CBF.

Fonte: Revista Placar

Fonte: Revista Placar, Jornal dos Esportes, Jornal do Brasil, Jornal o globo, Tribuna de Minas e Arquivo Pessoal Márcio Guerra