Ennio Rodrigues (narrador esportivo de rádio)

Ennio Rodrigues atualmente é o narrador principal da Equipe Líder na RBV (Rede Boa Vontade de Rádio), que cobre com 90% de exclusividade a Portuguesa de Desportos, participando diariamente do Programa Rubro Verde, e também trabalha na Rádio Terra. Casado com Lígia, tem uma filha, três netos e vive no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, onde reside há mais de 30 anos.

Vindo de Araraquara onde era diretor e narrador da Rádio “A Voz da Araraquarense”, depois de ter iniciado sua carreira na Rádio Cultura local, Ennio trabalhou por 27 anos na Rádio Bandeirantes AM. Sua estreia foi num Ferroviária 3 x 3 Corinthians, no dia 23 de outubro de 1963.

Quando saiu da Rádio Bandeirantes foi para a Tupi, onde trabalhou, em 1991 e 1992, ao lado de Barbosa Filho. Em seguida foi para a Rádio Gazeta, onde era chefe da equipe de esportes e narrador da emissora. Ficou por lá até 1996, quando a direção da emissora optou por mudar radicalmente sua programação e desfez equipe de esportes. Em 1997 Ennio ingressou na Equipe Líder, na época comandada pelo radialista Armando de Barros, onde está até hoje, e sempre como principal narrador.

Como narrador Ennio Rodrigues esteve em oito copas do mundo (Inglaterra – 1966, México – 1970, Alemanha – 1974, Argentina – 1978, Espanha – 1982, EUA – 1994, França – 1998). Uma passagem histórica de sua carreira aconteceu na Copa da Inglaterra, 1966, quando narrou a célebre vitória de Portugal sobre a Coréia do Norte. Logo aos 22 minutos do primeiro tempo a Seleção Portuguesa perdia o jogo por 3 x 0. Eusébio e companhia não desistiram, viraram o jogo e golearam a Coréia por 5 a 3.

Ennio participou também de programas esportivos de televisão, como o antigo “No Campo do 13”, da TV Bandeirantes. Esteve ainda nas TVs Gazeta, Cultura e na extinta TV Jovem Pan.

Durante quatro anos Ennio foi presidente da ACEESP (Associação dos Cronistas esportivos de São Paulo). É também membro vitalício do Conselho Superior da ACEESP, membro do Conselho Estadual de Desportos e integrante da ABRACE. Ele atuou como colunista esportivo exclusivo do Grupo Um dos Jornais.

Ennio Rodrigues sempre atuou e continua atuando como Mestre de Cerimônias de diversos eventos solenes ou festivos em diversas entidades, como: Federação Paulista de Futebol e de Voley, ACEESP, SITREPESP (Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado de São Paulo), ABRACE (Associação Brasileira de Cerealistas), ABRALEME (Associação Brasileira dos Lojistas em Material Esportivo), Festa do Troféu Ford/ACEESP, Festa do troféu Nakata, Festa de aniversário da SE Palmeiras, Festa de Aniversário do SC Corinthians Paulista, Abertura Oficial do Soccer Clinic Internacional e Festa anual do Grupo Um de Jornal.

Sua vida é repleta de títulos e Prêmios de reconhecimento por seu excelente trabalho em anos de profissão. Dentre eles estão: título de Cidadão Benemérito de Araraquara (sua terra natal), títulos de Cidadão Honorário de Ourinhos, Barra Bonita, Matão e Gastão Vidigal, ganhador de sete troféus Nakata, dois Gandula, da Bola de Ouro RJ, do Ford/ACEESP, do Bola de Ouro SITREPESP, do Sol de Ouro de Araraquara, da Antena Esportiva, e de três troféus São Carlos. Conseguiu também os diplomas de Honra ao Mérito e Sócio Honorário de Diversos clubes e associações.

Ennio era conhecido como o “Barítono do Scrat do Rádio. Sua profissão lhe proporcionou viajar e conhecer o mundo. Como jornalista e radialista fez 47 viagens à Europa, conheceu todos os países da América, Japão e Austrália, além de todos os estados brasileiros.

http://desenvolvimento.miltonneves.com.br