ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

1- Qual é a “pergunta mágica” a ser feita no início de uma apresentação? 

Quanto tempo eu tenho?

2- Qual é a capacidade psicológica mais rara no mundo corporativo?

Concentração.

3- Qual a primeira coisa a ser “vendida” em uma apresentação ?

O apresentador.

4- De quanto tempo o apresentador precisa para ser “comprado” ?

De 30 segundos até 4 minutos

5- Quando começa uma apresentação?

No primeiro contato visual da audiência.

6- Qual o tempo ideal para uma apresentação?

No máximo 15 minutos.

7- Sempre é bom lembrar as varáveis psicológicas que envolvem o medo de falar em público.

8- Importante avaliar o evento e público onde será feita a apresentação.

9- Recursos técnicos.

10- Estabeleça objetivo claro para a sua apresentação.

11- Conheça os ouvintes – quem vai te ouvir.

12- Conheça as posições de perceptivas do seu local de fala e da platéia.

13-Prestar atenção nas reações e expressões dos ouvintes. Elas podem sinalizar como sua comunicação está sendo percebida. Mas atenção, muitas vezes as reações podem ser de teste.

14- Sua aparência pode interferir na sua apresentação.

15- Treinar o senso crítico do que pode ser usado do cotidiano para reforçar uma empatia com a audiência

Fonte: Revista Placar, Jornal dos Esportes, Jornal do Brasil, Jornal o globo, Tribuna de Minas e Arquivo Pessoal Márcio Guerra