Fifa proíbe brasileiro Fernando de ser convocado pela seleção portuguesa

Fernando não poderá defender Portugal na Copa

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou na tarde desta sexta-feira que foi comunicada pela Fifa que o volante Fernando não poderá defender Portugal. De acordo com a nota oficial divulgada pela FPF, a entidade máxima do futebol considerou o brasileiro ainda não tinha nacionalidade portuguesa quando jogou pelo Brasil nas eliminatórias para o Mundial sub-20 de 2007.

O estatuto da Fifa afirma que um jogador só pode trocar de federação caso nunca tenha participado de um jogo oficial por uma seleção ou se já tivesse, antes de jogar pelas categorias de base da primeira seleção, a nacionalidade do país que deseja representar atualmente – o que não era o caso de Fernando na ocasião.

Com bom desempenho no Porto, onde está desde 2007, Fernando vem chamando a atenção nas últimas temporadas e era um dos nomes cotados para reforçar a equipe de Paulo Bento na Copa do Mundo, caso conseguisse autorização para ser convocado.

 

Fonte: Revista Placar, Jornal dos Esportes, Jornal do Brasil, Jornal o globo, Tribuna de Minas e Arquivo Pessoal Márcio Guerra