Futebol e Cinema: Cinema, alegria do povo

Pelé, Garrincha e o futebol brasileiro dos anos dourados são destaques da supersafra de filmes nacionais dedicados ao maravilhoso mundo da vola

Texto: Cristian Klein

            Estrelas, contratos milionários, imagens de tirar o fôlego. Não são poucas as semelhanças entre o futebol e o cinema. Quando os dois se juntam, então, basta o torcedor/espectador correr para o abraço.

            Quer ver aquele gol de placa do Pelé que ninguém filmou e agora está sendo reconstruído por computador? Quer assistir aos dribles geniais do  Mané Garrincha? Quer saber como terminou a vida trágica do craque Heleno de Freitas? E aquele gol do Anapolina, um jogador obscuro que destruiu o sonho inédito de tetracampeão estadual do Flamengo em 1980?

            Histórias como essas fazem parte de uma batelada de filmes sobre futebol em produção. A grande maioria se prepara para entrar em campo no ano que vem, às vésperas da Copa do Mundo. Tem de tudo. Filmes de alto e baixo orçamento, para cinema, TV e até internet; ficção e documentários.

            O ponto em comum é a vontade de registrar momentos de um tempo em que o futebol já foi mais romântico, ingênuo e cheio de personagens cativantes, dramáticos, folclóricos.

            Não perca as jogadas nas próximas páginas.