Futebol em cores

Qual o primeiro jogo de futebol transmitido em cores no Brasil?

Eugênio de Alvarenga Moreira

Belo Horizonte, MG

A primeira transmissão colorida foi um 0 x 0 no amistoso entre uma Seleção de Caxias do Sul e o Grêmio. O jogo, disputado no dia 19 de fevereiro de 1972, era parte da programação da Festa da Uva, exposição que se realizava na cidade. A experiência, feita pela TV Difusora de Porto Alegre, foi retransmitida pelas TVs Rio, do Rio de Janeiro e de Brasília, e pela TV Record, de São Paulo.
O homem dos 16 gols

Quem foi o jogador que marcou mais gols em uma mesma partida de futebol?

Claudemir Basso, São Paulo, SP

O recordista mundial é francês. Chama-se Stapham Dembicki, mais conhecido como “Stani”, e jogava no Racing Clube de Lens. Em uma partida do seu clube pela Copa da França de 1943, realizada em 13 de dezembro do ano anterior, Stanis marcou sozinho, dezesseis vezes. Exatamente a metade dos gols feitos por seu time na goleada daquele dia, 32 x 0 sobre o pequeno Auby-Asturies

Polozi, o esquecido

Gostaria de saber se um jogador chamado Polozi chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira na Copa de 1978.

Vinicius de Godoy Martins

Birigüi, SP

José Fernando Polozi era quarto-zagueiro da Ponte Preta. Disputou apenas quatro partidas (todas não-oficiais) pela Seleção Brasileira, entre março e maio de 1978, conta a Seleção de Goiás (3 x 1), a Internazionale de Milão (2 x 0), a Seleção Pernambucana (0 x 0) e a Seleção Gaúcha (2 x 2). Polozi, que depois jogaria no Palmeiras, foi convocado por Cláudio Coutinho para o Mundial da Argentina como reserva imediato de Amaral, mas não chegou a entrar em campo.