‘Giro’ de Neymar origina detalhe em chuteira que será usada pelo atacante

O futebol de Neymar que encantou o poderoso Barcelona abre portas e possibilita ao atacante alguns privilégios. Um deles é ter uma chuteira feita especialmente para as suas características. O jogador participou na terça-feira de um evento do seu fornecedor de material esportivo para o lançamento do seu mais novo equipamento, o“Hypervenom“. Ao se reunir com a empresa para conduzir o desenvolvimento do novo modelo, Neymar pediu que seu pé tivesse o maior contato e aderência possíveis com a bola. Martin Lotti, diretor global de design da Nike,  revelou que, pelo jeito de jogar do atacante, foi preciso criar um detalhe único. Ele conta que durante os estudos foi detectado que o atleta brasileiro ‘segura’ seus movimentos com o dedo do pé e dali se origina todo seu potencial diante dos adversários.

– Você vê ele em alta velocidade em uma jogada e quando ele faz o giro segura basicamente no dedo do pé. Com isso, precisa de maior tração. Assim, criamos essa divisão embaixo da chuteira que ajuda nos movimentos de lado a lado que ele faz – diz Martin Lotti.

De acordo com Lotti, nem Cristiano Ronaldo recebeu tal detalhe em sua chuteira. O profissional diz que são estilos diferentes em campo.

– Cristiano Ronaldo é a aplicação da velocidade e força. É baseado na velocidade explosiva. Quando você compara com Neymar vê que é um estilo mais ágil e rápido. Então criamos um detalhe específico para essa chuteira que não existe nos outros modelos de outros atletas como CR7 – afirmou.

Mas foi outro brasileiro que mudou a forma de planejar as chuteiras. De acordo com Phil Mccartney, vice-presidente de calçados de futebol, Ronaldo obrigou a empresa a repensar os modelos lá no início do seu contrato. Não bastava mais apenas que o equipamento fosse confortável. Era preciso que o modelo ajudasse nas características como controle e velocidade de bola.

– Ronaldo fez o futebol melhor porque ele pensava o jogo de uma forma diferente. Nunca havia visto antes dele um jogador com tanto controle de bola e velocidade. Nos forçou a criar algo para esse jogador que estava em outro nível. O que tínhamos não supria isso. Ronaldo foi uma inspiração assim como Neymar – disse Phil Mccartney, revelando ainda que agora a nova inspiração da marca é o mais novo reforço do Barça.

Neymar estreia a chuteira no próximo domingo em amistoso diante da Inglaterra no Maracanã. O adversário Wayne Rooney também estará com o mesmo equipamento, que irá ao mercado com o preço de R$899,90. O craque da seleção brasileira espera ‘algo mais’ do novo material.

– Espero que a chuteira jogue sozinha – brincou Neymar.