Incêndio na Arena Pantanal pode ter comprometido sua estrutura

O incêndio no subsolo da Arena Pantanal pode ter comprometido a estrutura do local, apesar das negativas do Governo de Mato Grosso. O setor Oeste do estádio mato-grossense foi incendiado criminalmente, em outubro de 2013. Segundo a agência Reuters, um inspetor independente fará uma inspeção na área atingida nesta segunda-feira, para que a Fifa e as autoridades brasileiras tenham conhecimento e tomem as providências cabíveis.

Fogo se alastrou em uma sala do setor Oeste

A Secopa-MT, por meio do secretário Maurício Guimarães, disse reiteradas vezes que os danos já estão sanados e que o incêndio não comprometeu em nada a estrutura da Arena Pantanal. Em nota, divulgada neste domingo, a entidade diz que “após perícia no local atingido pelo incêndio, todos os reparos necessários foram realizados, seguidos de testes de carga concentrada e ensaios de resistência das estruturas. As análises foram realizadas por engenheiros especialistas em cálculo estrutural’.

Na última semana, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso instaurou inquérito ‘para investigar as consequências do incêndio que acometeu parte da estrutura da Arena Pantanal em 25 de outubro de 2013, estádio que receberá os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014’.

Segundo o documento, assinado pela procuradora da República, Bianca Britto de Araújo, o ‘sinistro causou danos significativos na estrutura de concreto do estádio, principalmente na laje situada acima da área da ocorrência do mesmo’. O Ministério Público se baseou em um relatório elaborado em dezembro, pelo engenheiro civil Jonathan Almeida Nery, que coloca em dúvida se o local realmente está em plenas condições.

Para o MP, o estádio só irá receber alguma partida quando os relatórios tiverem algo conclusivo sobre os danos causados pelo incêndio.

Orçada em R$ 570 milhões, a Arena Pantanal está com 95% das obras concluídas e será inaugurada em março, com um amistoso entre times locais. A primeira partida oficial está marcada para o dia 02 de abril, entre Mixto e Santos pela Copa do Brasil. Sua capacidade durante a Copa será de 41 mil torcedores. Após o torneio, o número sobe para 44 mil.

No último mês, o estádio recebeu a visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que mostrou confiança em ver o estádio pronto para uso antes do Mundial.

A Arena Pantanal será palco de quatro jogos na Copa do Mundo de 2014: Chile x Austrália, Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia-Herzegovina e Japão x Colômbia.

Placas de isopor no subsolo do estádio pegaram fogo