Jornal publica nota de falecimento do Americano e gera ira dos torcedores

Nota de falecimento publicada em jornal de Campos

 

A cabeça do torcedor parece ser dotada de uma fonte infindável de criatividade. Pior – sempre – para os adversários. A vítima da artimanha futebolística da vez foi o Americano, clube da Série B do Carioca. Os alvinegros que compraram o Jornal Folha da Manhã, um dos mais importantes de Campos dos Goytacazes, tomaram um susto quando abriram no setor de obituário do periódico. No rodapé, em um espaço considerável, uma nota de falecimento. Para surpresa do leitor, não se tratava de uma pessoa. O texto comunicava o falecimento do clube quase centenário.

O velório do “morto” tinha dia, local e hora marcados. Sábado, às 15h, no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira. Justamente o mesmo local e horário em que estava marcado o jogo entre Americano x Barra da Tijuca. Partida que poderia decretar a eliminação do alvinegro da Série B do Carioca. O Americano perdeu por 2 a 1 e deu adeus à competição.

– É com extremo pesar que viemos (sic) por meio deste comunicar o falecimento do Sr. Americano Futebol Clube. Convidamos familiares, amigos e “torcedores” para o velório no dia 10/05/2014, às 15:00, no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros (Cardoso Moreira). O enterro será logo após no Parque Tamandaré. A família lamenta a perda, pois o mesmo faria 100 anos em 2014, mas já vinha mal de saúde há muito tempo – dizia a nota.

A publicação gerou a ira dos torcedores em redes sociais. Um deles acessou o perfil oficial do jornal em uma rede social e criticou a publicação. Um outro sugeriu que iria processar o periódico. A reportagem do GloboEsporte.com entrou em contato com o setor comercial do jornal para saber se há triagem das publicações e se a identidade do anunciante seria mantida em sigilo. A resposta, no entanto, foi evasiva:

– A Folha da Manhã informa que se trata de um anúncio de classificado – resumiu.

PERFIL NÃO OFICIAL DO RIVAL ADIANTOU “SURPRESA”

O perfil “Goytacaz da Depressão” publicou um dia antes que o jornal traria uma surpresa neste sábado. Vale lembrar que o Goytacaz é o maior rival. Entretanto, a postagem foi apagada horas depois. Há poucos dias, os dois arquirrivais se enfrentaram na partida que marcava o centenário do clássico, que é considerado o maior do interior do estado do Rio. Na ocasião, o Time da Rua do Gás venceu por 1 a 0.

Fonte: Revista Placar, Jornal dos Esportes, Jornal do Brasil, Jornal o globo, Tribuna de Minas e Arquivo Pessoal Márcio Guerra