Kashima Antlers

Clube nasceu como time da empresa metalúrgica pequena da cidade
  Kashima é uma pequena cidade há 80 quilômetros ao leste de Tókio, sem nenhuma vocação para fama. Seus 64 mil pacatos habitantes, porém, entraram para o cenário internacional graças à paixão pelo futebol. A cidade é sede do Kashima Antlers, um dos clubes japoneses mais conhecidos no mundo.
  O time deve bastante de sua popularidade aos brasileiros. Afinal, antes de Zico e companhia jogarem por lá, seu elenco era formado apenas por metalúrgicos da Sumitomo Metals, a principal indústria da cidade.
  A intenção da empresa ao fundá-lo, em 1º de outubro de 1991, era revelar talentos entre seus empregados e os habitantes da região. Já no primeiro ano, porém, a equipe foi participar do campeonato da liga japonesa de futebol.
  O convite surgiu porque o governo japonês queria promover o crescimento das cidades e apostou na formação de times de futebol. O Sumitomo, porém, não fazia nenhuma referência à  cidade Kashima e os cartolas da Federação Japonesa de Futebol (JFA) pediram que ele mudasse de nome para aumentar a identidade com os torcedores, o que aconteceu em abril de 1922. Nascia o Kashima Antlers, formado com capital de 42 empresas da região.
  A mudança de nome ajudou a criar a identificação dos habitantes com o time que já vinha jogando um futebol de qualidade. Afinal, já em 1921 chegaram por lá ninguém menos que Zico e Alcindo. Eles abriram as portas para o sucessores como Jorginho, Leonardo, e mais recente, Euller e Fabiano (atualmente no Flamengo)
  O primeiro título da J-League no entanto, só veio em 1996, depois de anos sendo derrotado pelo Verdy Kawasaki, time em que jogava o brasileiro Bismarck. O Verdy era o principal rival do Antlers, e ambos jogaram partidas memoráveis.
  Atualmente, os brasileiros que jogam por lá são o atacante Alex Mineiro e o meia Fernando (ex- Vitória). Mas é no banco que está o maior destaque do time. Toninho Cerezo, técnico do time desde 200,quando venceu a J-League. Em 2001, ele foi bicampeão. Ídolo da torcida, Cerezo planeja voltar ao Brasil no fim do ano, para tentar a sorte em algum clube por aqui. O Antlers, porém, jamais esquecerá do técnico que deu ao clube a maior conquista de sua história : a Copa dos Campeões da Ásia em 2003.
CLUBE : KASHIMA ANTLERS FOOTBAL CLUB
 
FUNDAÇÃO : 1º DE OUTUBRO DE 1991 ( COMO SUMITOMO METALS)
 
CORES : AZUL E VERMELHO
 
PRESIDENTE : HIROSHI USHIJIMA
 
TÉCNICO : TONINHO CEREZO
 
ENDEREÇO : 2887 AOU HIGASHIYAMA, KASHIMA CITY, IBARAKI 314-0021
 
TELEFONE : +81 (299) 84-6808
ESTÁDIO : KASHIMA SOCCER STADIUM
 
CAPACIDADE : 39.000
TÍTULOS : CAMPEONATO JAPONÊS (1996, 1998,2000 E 2001), COPA DA LIGA (1997,2000,2002), COPA DO IMPERADOR (1997,2000), COPA DOS CAMPEÕES DA ÁSIA (2003)
 
SITE OFICIAL : WWW.SO-NET.NE.JP/ANTLERS/