É a função do gerenciamento de eventos que pode manter contato com os participantes e visitantes do evento, captar suas necessidades e motivações, desenvolver produtos que atendam a essas necessidades, e elaborar um programa de comunicação que expresse o propósito e os objetivos do evento.
Atividades para o sucesso de um evento:
1- Analisar necessidades do mercado-alvo
2- Atentar para eventos competitivos
3- Prever quantas pessoas assistirão ao evento
4- Calcular o preço que estarão dispostas a pagar.
5- Decidir o tipo e a qualidade das atividades
6- Estudar como os ingressos podem atingir o público alvo
7- Estabelecer o grau de sucesso para as atividades de marketing.
Mix de Marketing
São as variáveis (quatro Ps) controláveis reunidas para satisfazer um grupo-alvo.
Produto (todos os componentes do evento)
Preço
Promoção (divulgação, ofertas, publicidade, relações públicas, mala direta)
Ponto (espaço físico do evento ou local de venda de ingressos.
É importante que os processos de planejamento de marketing sejam rigorosos, responsáveis e reais em suas previsões da receita e dos gastos. Imprecisões no processo podem causar desastres para a viabilidade e longevidade do evento.