O consumidor do evento
Principais motivações para comparecimento a eventos.
Socialização, reunião de família, diversão/emoções, fuga da rotina, novidade oferecida.
Influências familiares, grupos de referência, formadores de opinião (personalidades da mídia), personalidade e cultura
O que é patrocínio
Principal fonte de renda dos eventos.
Parte promocional do mix.
Usado para despertar interesse de grupos para atingir objetivo específico.
Objetivo de oferecer retorno comercial para o patrocinador.
Financeiro, material ou humano.
Patrocínio não é doação.
Retorno esperado: lucratividade ou imagem da empresa.
Fatores que influenciam o patrocínio
O custo com as propagandas em TV
Perda da eficácia em tv pelo uso co controle remoto e outras tecnologias.
Aumento do número de veículos de mídia.
Canais por assinatura
Aumento do número de serviços e produtos (patrocínio melhora relacionamento com os consumidores)
Patrocínio é avaliado pelo benefício que oferece.
O benefício será o objetivo estratégico buscado pela empresa naquele momento.
Acesso a um público específico e de interesse.
Melhoria de imagem
Oportunidade
Identificação do produto com algum evento
Fortalecer relacionamento com os clientes.
Oportunidade de merchandising
Geração de vendas
Valorização dos funcionários
Empresa Cidadã