O Time do Goleiro ‘Vazado’

Clube Holandês ganha fama graças a vídeo que expõe vida íntima do atleta

Até duas semanas atrás, eram poucos os que já haviam tido alguma notícia sobre o ADO Dean Haang. No Brasil, por exemplo, os times holandeses mais conhecidos pelos torcedores que acompanham o futebol europeu são Ajax, PSV Eindhoven, Feyenoord. Um fato inusitado, porém, transformou o time da cidade de Haia, capital da Holanda, no centro da imprensa esportiva mundial.

Uma ex-namorada, irritada com o final do relacionamento, divulgou na internet um vídeo onde mantinha relações sexuais com o principal goleiro da equipe, o holandês Stefam Postma. O que já seria um escândalo ganhou proporções ainda maiores porque, no vídeo, quem desempenhava papel de mulher era Postma.

As imagens teriam sido feitas quando o goleiro atuava em um time da Inglaterra. A namorada inglesa, que não teve sua identidade revelada, já teria tentado vender as imagens a um tablóide londrino há três anos, mas Postma conseguiu contornar a situação conversando com os editores do jornal da época.

Da cama para os gramados, a fama do ADO Den Haag também não é das melhores na Holanda. Inconstante, o time alterna entre a Segunda e a Primeira Divisão do país, tendo conquistado apenas dois campeonatos holandeses, nos distantes anos de 1942 e 1943, quando ainda era conhecido por FC Dean Haag.

A sigla ADO, adicionada ao nome posteriormente, representa a parte amadora do clube. Apesar de estar sediado numa das três maiores cidades do país, o ADO nunca conseguiu competir com os grandes times de Amsterdã ou Roterdã em termos de sucesso na Eredivise (Primeira Divisão Holandesa). O que existe é uma grande rivalidade com o Ajax e o Feyenoord, o que provoca muitas vezes confronto entre os torcedores fanáticos dos três times.

Seu principal resultado em competições internacionais aconteceu em 1976, um ano depois de ser bicampeão da Taça da Holanda. Naquele ano, o time foi eliminado da Copa Européia de Campeões das taças pelo Wast Ham United, time de Tevez na Inglaterra. Pelo visto, os ingleses representam um estorvo maior para o ADO Dean Haag do que os rivais holandeses. Em todos os sentidos.