Presidente da FIFA diz que ficou arrepiado com discurso de Lula pró Rio-2016

Folha Online

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, afirmou que ficou arrepiado com o discurso do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em defesa da candidatura do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, na cerimônia que irá definir a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, em Copenhague, na Dinamarca.

“Eu disse para o presidente que seu discurso me arrepiou. (Lula falou) sobre o que eu advogo: que deveria existir uma espécie de rodízio de continentes também na Olimpíada”, disse Blatter, que tem direito a voto na eleição de hoje.

O suíço esteve recentemente no Brasil para o lançamento da pedra fundamental da nova sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e se negou a revelar qual das quatro cidades finalistas conta com seu voto.

O Rio foi a terceira candidatura a se apresentar nesta sexta. Antes, Chicago e Tóquio já haviam se mostrado perante os delegados do COI. A delegação de Madri fecha as apresentações. O anúncio da sede está previsto para 13h30 (horário local), logo após a votação.

Em seu discurso aos membros votantes do COI, Lula defendeu que o Brasil deve receber a Olimpíada por ser o único dos quatro países finalistas e que nunca recebeu a competição.

“Entre as dez maiores economias do mundo, somos os únicos que não sediaram a Olimpíada. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada, mas para nós será uma oportunidade sem igual. O desafio do COI é expandir os jogos para novos lugares, de acender a pira olímpica em um país tropical”, disse o presidente brasileiro.

“Essa candidatura não é só nossa, mas é da América do Sul. Um continente que nunca sediou uma Olimpíada está na hora de conseguir isso”, adicionou Lula.