Quem foi o inventor do futebol?

Quem inventou realmente o futebol? Foram os nativos americanos? Os índios da América do Sul ou os mexicanos?Ou seriam, então, os florentinos, os chineses, japoneses ou esquimós?

À medida que a Alemanha se prepara para a Copa do Mundo, a exposição “Futebol fascinante”, do Museu de Etnologia de Hamburgo, busca a resposta a essa questão, rastreando em traços de milhares de anos atrás as possíveis raízes desse esporte.

Montagens coloridas de bolas, uniformes e equipamentos tentam retratar os antigos esportes dos quais o moderno futebol se teria originado.

A mais antiga forma parecida com o futebol, segundo se crê, teria sido um jogo chinês denominado “caju”, palavra que significaria chute, há aproximadamente 4.700 anos, para ensinar soldados regras sobre cooperação e vigilância. Quem diria?

Pelas regras do “caju”, dois times disputavam num campo retangular, tentando chutar uma bola de couro para dentro de um buraco aberto num ponto alto de um portão detalhadamente decorado. Consta que há um deles no museu. Bolas também aparecem na exposição, algumas que teriam 6 mil anos de idade, desenterradas do sudoeste dos Estados Unidos, semelhantes com as que usam hoje os nativos americanos em jogos parecidos com o futebol. Num desses jogos, a disputa é para ver quem chuta a bola mais longe. Num outro, a bola devia ser chutada a uma distância de até 80 quilômetros.

Na exposição há um par de chuteiras. Na realidade, duas botinas do século XVII. Nesse jogo, um time de oito jogadores ia passando a bola com os pés, sem que ela caísse no chão.

No México, desde 1500 a.C, pratica-se o chamado ulama, em que os jogadores devem atirar a bola com a coxa, tentando fazê-la passar por dentro de anéis feitos de pedra. E afirma-se que até os esquimós gostam de jogar futebol em campos gelados, a 50 graus negativos.

O primeiro jogo de futebol intercontinental teve lugar na Groenlândia, entre um time formado pelo inglês John Davis e sua tripulação, contra moradores da cidade de Godthab. Muitas das regras básicas foram implantadas em Florança, como a linha de meio-de-campo, o uso de uniformes diferentes, a indicação do árbitro e dos bandeirinhas e até a posição dos jogadores em campo.

Embora os ingleses tenham criado a primeira associação de futebol, em 1863, a Escócia é tida como um dos berços do futebol, razão pela qual o museu de Hamburgo emprestou do museu de Glasgow várias peças, a exemplo de um documento de um jogo realizado em Aberdeen em 1633, já com goleiros e marcação homem a homem.

O primeiro clube fundado no mundo foi o Hope Futebol Clube, na Escócia, em 1824. A esse tempo os cervejeiros e donos de bares eram os estimuladores do futebol. Foi um cervejeiro, por exemplo, que recuperou em 1802, um clube chamado Newton Heath, que hoje nós conhecemos como Manchester United…