Sem Clima – Copa ainda não contagiou as ruas – Às vésperas do Evento, poucas vias estão decoradas

A notícia destaca que a tradição de decorar as ruas do Rio de Janeiro com a temática Copa do Mundo, que teve o auge na década de 80 e 90, não está sendo realizada neste ano de mundial aqui no Brasil. Aborda que na Rua Jorge Rudge, em Vila Isabel, que é um tradicional ponto de decoração no Rio, ainda não está decorada e não tem previsão para este ano. Aponta também que moradores da Rua Pereira Nunes, também em Vila Isabel, gastaram R$ 7 mil na decoração, mas temem infligir algum direito autoral relacionado à FIFA ou algum patrocinador. A matéria é finalizada com um trecho da entrevista do professor da fundação Getúlio Vargas e Consultor da ONU para legislação esportiva, Pedro Trengrouse, à Rádio CBN, onde ele fala que o governo gerou grande expectativa prometendo importantes intervenções estruturais em aeroportos e para mobilidade urbana, mas não cumpriu.

02/05/2014 – Sexta – Feira O Globo Caderno Esportes página 26

Itaquerão, Apito Inicial – Em jogo festivo entre funcionários e com o estádio ainda em obras, a bola rola pela primeira vez no estádio do Corinthians, palco de abertura da Copa do Mundo

A matéria traz a cobertura do primeiro jogo realizado na Arena Itaquerão, em São Paulo. O evento teste foi separado em dois jogos entre funcionários das obras do estádio. A matéria fala que o evento teste do Soccer City, estádio da abertura da Copa de 2010, na África do Sul, foi também um jogo disputado por operários, só que três meses antes da partida inaugural do evento entre África do Sul e Uruguai. 

A notícia também destaca que apesar de ter sido o primeiro jogo, a partida entre operários não foi o primeiro teste: na ocasião, 5 mil crianças testaram as catracas, as lanchonetes da Arena e acessos de túneis  uma semana antes. O jornal destaca que a partida foi disputada com instalações moveis sendo montadas, sem boa parte das cadeiras nas arquibancadas e com o acabamento do teto incompleto.

03/05/2014 – Sábado – O Globo Caderno RIO página 12

Contagem Regressiva. Sai o pacotão da Copa – Prefeitura anuncia três feriados e que Transcarioca vai operar com quatro estações

 A matéria traz todas as informações contidas no pacote de ações de transporte para o período da Copa do mundo no Rio de Janeiro. A reportagem destaca que o BRT transcarioca será inaugurado no início de junho, ainda incompleto, mas com um serviço expresso para atender o público no período do evento, com quatro estações: Alvorada, Vicente de Carvalho, Fundão e Aeroporto Internacional Tom Jobim.  A matéria aconselha ao leitor usar o Metrô durante a Copa, destacando três estações: São Francisco Xavier, Maracanã e São Cristovão, estimando que 58% dos torcedores usarão metrô, 18% pela integração metrô/BRT, 8% por trens, 9 % por ônibus, 5 % por taxis e 2% a pé.  

fonte: 01/05/2014 – Quinta – Feira O Globo Caderno RIO página 13