Sem Messi, seleção da Copa tem dois jogadores brasileiros e cinco alemães

Sem Messi, dono da Bola de Ouro, a Fifa divulgou a última atualização da seleção da Copa do Mundo, nesta segunda-feira, com os brasileiros Oscar e Thiago Silva. Além disso, cinco campeões com a Alemanha estão na equipe ideal do Mundial: o goleiro Manuel Neuer, o zagueiro Mats Hummels, o lateral Philipp Lahm (como meio-campista), o atacante Thomas Müller e o volante Toni Kroos – esse o dono dos melhores números da competição.

Os números não têm qualquer relação com apremiação da Fifa divulgada neste domingo, com base na análise do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (TSG). Vice-campeão com a Argentina, Messi ganhou a Bola de Ouro, de melhor jogador, e o francês Pogba foi considerado a revelação da competição. Mesmo assim, nenhum deles esteve na lista divulgada nesta segunda-feira, baseada nas estatísticas.

Com nota de 9,46, o craque do Mundial, por exemplo, foi considerado apenas o 11º no ranking de estatísticas, atrás até mesmo do francês Benzema (que também não está na seleção). A melhor avaliação foi de Toni Kroos (9,79), seguido pelos holandeses Robben (9,74) e De Vrij (9,7), ambos na seleção da Fifa – o argentino Marcos Rojo e o colombiano James Rodríguez completam a lista da seleção ideal.

Diante da campanha frustrante, com a quarta colocação, após duas derrotas seguidas (sendo uma a goleada por 7 a 1 para a Alemanha), o Brasil teve Oscar e Thiago Silva na seleção. Sem participar da reta final da competição, Neymar terminou com apenas a 16ª melhor média. David Luiz também caiu consideravelmente e, de acordo com as estatísticas, foi o 13º melhor da Copa do Mundo.

Usado anteriormente nas edições de 2009 e 2013 da Copa das Confederações e no Mundial de 2010, o índice mede itens como passe, desarme e movimentação em campo e uma equipe avalia se esses números influenciaram positivamente ou negativamente nas jogadas de gols da partida. Com as estatísticas em mãos, os analistas dão notas de 0 a 10 para cada jogador, e as melhores médias por posição resultam na seleção da Fifa.

No ano passado, na Copa das Confederações, o brasileiro Fred teve os melhores números no índice. No Mundial de 2010, na África do Sul, o vencedor foi Sergio Ramos, da Espanha.

Fonte: Revista Placar, Jornal dos Esportes, Jornal do Brasil, Jornal o globo, Tribuna de Minas e Arquivo Pessoal Márcio Guerra