Técnicas de comunicação

APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO

– Quando se trata de uma apresentação empresarial deve ser encarada como uma venda, através de um mecanismo de persuasão, que antecede a uma negociação.
– É preciso que o apresentador perceba que um dos pontos mais importantes a se levar em conta é o tempo. Tempo hoje é dinheiro e uma das perguntas que ele deve/pode fazer é: “quanto tempo eu tenho”. Isso, certamente, ajudará a preparação do seu material e demonstrará respeito para com a audiência.
– É preciso que o apresentador entenda que o poder de concentração é reduzido.
– A primeira coisa a ser vendida é o apresentador. Essa “avaliação” do apresentador dura de 30 segundos a quatro minutos. Portanto, nesse primeiro momento, não é propício ir logo fazendo o pedido.
– O tempo ideal de uma apresentação é de 15 minutos.
– O apresentador deve ter o cuidado para não falar o que não deve ou a mais do que deve.
– O apresentador deve estabelecer um objetivo claro.
– Existe também o objetivo oculto, aquele que só interessa e é marcado como individual.
– Posições persuasivas- a de quem fala, a de quem ouve e as que são do que está em volta (gestão do ambiente).

VIP – V (vocativo- saudação, protocolo), I (identificação- que pode ser de lugar, circunstância ou pessoa) e P (proposição)
Técnica de apresentação – o que eu te dou, como te dou e o que eu quero em troca. Abertura tem que causar empatia e interesse.
Convencimento- (lógica)
Persuasão – (emocional)
Componentes de influência humana – 93% aparência. Ritmo e tom. Postura. Cuidado com os tomadores de atenção. Contato visual.
Lembre-se que ao usar uma imagem você gera uma expectativa.