Torcida do Grêmio é a mais fanática do Brasil, aponta pesquisa

Segundo pesquisa da Pluri Consultoria, a torcida do Grêmio é a mais fanática do Brasil. Um total de 22,5% dos fãs do Tricolor Gaúcho se classificaram como ‘fanáticos’ pelo clube. Outros 57% se dizem torcedores e o total de engajados com a ‘causa gremista’ é de 57%. O time gaúcho também é o que possui menor índice de torcida indiferente: 7,6%. A segunda posição no ‘ranking do fanatismo’ é do Internacional, grande rival gremista.

Clubes com a maior torcida do país, como Corinthians e Flamengo, ficaram mais para o meio da tabela. A equipe paulista ficou em 7º na lista e o Rubro-Negro, em 9º. No entanto, levando em consideração os números absolutos, o time da Gávea continua na ponta.

“Do ponto de vista absoluto, o Flamengo é o clube brasileiro com o maior número de fanáticos. Dono da maior torcida do Brasil, o clube carioca possui cerca de 30,3 milhões de torcedores, dos quais 3,9 milhões de fanáticos, número que por si só garantiria o clube como a 11ª maior torcida do País, e equivale a 13% dos torcedores rubro-negros (…) Em seguida aparece o Corinthians, com 3,7 milhões de fanáticos”, diz a consultoria.

Atual campeão brasileiro, o Fluminense amarga a última posição na lista.