2013: Maurício de Souza quer criar desenho de Messi

A habilidade de Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar nos gramados já eternizaram jogadas destes craques na memória de muitos torcedores. Foram tantos belos lances que o trio virou protagonista de histórias em quadrinhos, desenhados por Maurício de Souza. Recentemente, o atacante do Santos ganhou um gibi com suas façanhas, mas o criador da “Turma da Mônica” quer mais. O cartunista sonha aumentar a coleção de craques desenhando Messi e outras estrelas do futebol mundial.

– Está pintando o Messi. Tenho conversado com algumas pessoas sobre isso e eles gostaram da ideia – revelou Maurício ao SporTV News.

A ideia é formar uma seleção de estrelas do futebol e reunir os craques em uma mesma história. Uma mistura rara tanto no esporte como no mundo dos quadrinhos.

– O futebol, sempre soube, que dá história, mas não em quadrinhos. São raríssimos os casos de personagens ou histórias em quadrinhos de futebol no mundo – disse o cartunista, que chegou a fazer até desenhos de vários jogadores que atuaram com Ronaldinho Gaúcho no Barcelona, como Xavi, Iniesta, Eto’o, Deco, Belletti, Puyol, Valdes, Larsson, Rafa Marques, Maxi Lopez e até o treinador Rijkaard.

Desde a década de 1970, Maurício de Souza já fazia muito sucesso com as aventuras de Mônica e seus amigos, mas resolveu entrar na área esportiva. Para começar, ele criou uma representação de Pelé, apesar das dúvidas que teve no início do projeto.

– Ele olhou e disse: “Não sei, queria outros personagens, talvez um super futebolista, um atleta”. Falei: “Pelé, isso não dura. Vai durar enquanto você for atleta. Quero um personagem para sempre e, se eu fizer criança, vai ser para sempre. Pega esses rascunhos e leva para seus filhos e vê o que eles preferem”. No dia seguinte ele voltou dizendo: “Você ganhou Maurício, a criançada lá preferiu o bonequinho” – lembrou.

A turma do Pelezinho virou revista em quadrinhos e fez muito sucesso. Tanto que Maradona entrou em contato com o cartunista querendo um personagem nos mesmos moldes. Maurício criou o Dieguito, mas o personagem não se tornou uma realidade devido à conturbada vida do ídolo argentino.

– Temos que estudar tudo no entorno, características, vida e sugerir que a pessoa tenha cuidado com o comportamento porque, se não, pode prejudicar tudo.

Ronaldo Fenômeno também ganhou um personagem depois que o jogador inovou no penteado durante a Copa do Mundo de 2002 e chegou a ser comparado a “Cascão”. Mas problemas contratuais impediram a criação de seu gibi.

Quem se transformou em personagem de histórias em quadrinhos foi um outro campeão mundial em 2002 pelo Brasil: Ronaldinho Gaúcho. Seu desenho animado é exibido em países como Itália, Turquia, Suécia e França. A mais nova aposta é Neymar. Apesar da dificuldade em desenhá-lo, segundo Maurício de Souza.

A dificuldade não é a frequente troca de penteado pelo santista. Mas sim os olhos do camisa 11 do Peixe.

– Os olhos são claros, presos em pálpebras, que se fecham. Ele vai contra tudo o que nós fazemos nos desenhos aqui – afirmou Maurício, desenhando os olhos grandes característicos de suas criações, como Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão.

Confira abaixo alguns desenhos de Maurício de Souza relacionados ao futebol:

Maurício mostrou um esboço do desenho de Lionel Messi